quarta-feira, 23 de maio de 2012

SEGUINDO PARA FRENTE






Quando estamos dirigindo por uma estrada, olhamos pelo espelho retrovisor do carro e o caminho que percorremos vai ficando para trás, e se distanciando cada vez mais. Se continuarmos olhando, deixamos de olhar para frente e uma fatalidade pode acontecer, pois obviamente estaremos sujeitos a cometer um acidente, simplesmente por tirar o foco do objetivo: seguir em frente; seguir viagem; seguir rumo ao destino que já foi traçado, antes de sairmos de casa.

Assim procede todo aquele que vive remoendo o passado, relembrando frustrações que já deveriam ser prescrevidas do pensamento. Quem vive desenterrando o passado não vive o presente, deixa de tomar decisões necessárias para o momento por ficar relembrando o que já passou. Quem só olha para trás, deixa de buscar novos horizontes, renovar amizades, viver novas experiências, tomar decisões importantes para o momento, enxergar o futuro. Quem vive olhando para trás perde perspectivas otimistas, deixa de tomar atitudes importantes para si, deixa de ver as pessoas que vem em sua direção, de viver o presente, porque se alimenta de experiências já passadas, que não servem para o momento.

Se continuarmos a olhar para o retrovisor do carro, não poderemos desviar de um buraco na pista, evitar bater de frente com outro veículo que vem no sentido contrário ao nosso. Se olharmos, apenas para o passado, deixaremos de chegar ao porto, ao final do destino. O espelho retrovisor serve apenas para observarmos de relance, o que se passa atrás de nós, se o motorista que nos segue pede espaço para ultrapassagem. Nada, além disso, deve nos impedir de olhar para frente.

Olhar para frente é caminhar em direção ao futuro, se preparar para a vida, para o que está por vir, prestar atenção no caminho que seguimos. Olhar para frente significa observar aquilo que está diante dos nossos olhos: paisagens, chuva, tempo aberto ou fechado, apreciar cada instante da viagem, observar as placas do caminho a nos orientar, dirigir na direção certa o caminho que escolhemos deliberadamente.

Sigamos em frente filtrando coisas boas, reciclando e jogando fora o que não nos serve nem acrescenta. Não deixemos que a vida seja apenas reflexo daquilo que aconteceu, porque o passado jamais poderá ser resgatado. Se ele foi negativo, as experiências vividas já serviram de lição para que hoje tudo seja renovado, e vivamos sem medo do que vem pela frente.

Raquel F. Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário